Rui Amaral é um dos precursores do grafiti no início dos anos 80, artista plástico multimídia e ativista cultural paulista. Suas obras já integraram diversos murais na cidade de São Paulo.  

Vive e trabalha em São Paulo

 

Artista multimídia, professor e ativista cultural, Rui Amaral é um dos pioneiros do movimento do grafiti no Brasil e autor do primeiro grafiti pintado à mão em São Paulo, em 1982.

 

O artista começou a pintar em 1976 com apenas 15 anos quando, com Alberto Lima, grafitava uma máscara em stêncil chamada "Patrulha Canábica” na porta de pessoas apreciadoras da erva. Em 1983, quando monitor da XVII Bienal de São Paulo, produziu diversos trabalhos de rua em companhia de Keith Haring, que participava daquela edição. Anos depois, junto com outros artistas idealisou o Beco do Batman na Vila Madalena e o Túne da Avenida Paulista - intervenções marcantes no seu trabalho.

Formado pela FAAP em artes plásticas, em 1984, participou da formação do pioneiro coletivo de rua do Brasil, o histórico “Tupinãodá”. Referência do circuito artístico paulista, produzia instalações e trabalhos efêmeros com giz e fizeram parte da Geração 80 do grafiti brasileiro. Experimentando suportes inusitados em intervenções urbanas, o grupo obteve projeção no universo de artes plásticas ao vencer em 1987 o programa Projetos Contemporâneos na Pinacoteca do Estado e, a convite de Alex Vallauri, participou da mostra “A Trama do Gosto”, na Fundação Bienal. A partir daí, em 1989 o grupo conduziu o grafiti da rua para a Galeria Subdistrito e depois para o MASP.

Na década de 90, Rui Amaral passa a se dedicar ao design gráfico, publicidade e projetos cenográficos. para a Rede Globo e TV Cultura. Além do desenho animado, participou da produção do primeiro CD-Rom brasileiro e foi um dos pioneiros da internet no país. Trabalhou como Diretor de Arte na TV Bandeirantes e realizou diversos comerciais. Em 2011, foi proprietário da Galeria Spray, dedicada exclusivamente à arte urbana.
Atualmente mora e trabalha em seu atelier na Lapa em São Paulo e continua a construir uma politica publica para a Arte Publica-Graffiti como o fomento ao graffiti aprovado recentemente na camara municipal.